segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DE QUAL LADO DA CRUZ VOCÊ ESTÁ?

Lucas 23.32-43
32 E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.
33 E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
35 E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.
36 E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre.
37 E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo.
38 E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS.
39 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
41 E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Ir para a cruz com a pessoa errada do seu lado deve ser muito complicado.
A crucificação era comparada às penas capitais mais sofisticadas hoje, pois ser pendurado numa cruz trazia vergonha, humilhação, sofrimento, tortura, dor e por fim morte.
Seguramente que a sentença de morte para Jesus era incompatível com os “crimes” que Ele havia cometido. No meu entendimento esse foi um dos maiores erros do judiciário, mas que resultou na salvação da humanidade.
Me faz pensar também que aquela idéia de que satanás tudo sabe não é real, pois se ele soubesse que a morte de Jesus na cruz trouxesse vida para a humanidade, certamente não teria orquestrado toda aquela conspiração contra o Mestre. O diabo não é burro, mas também não sabe de tudo como muitos pregam por aí.
Voltando para a cruz: Por que contaram Jesus com os malfeitores? Ele seria um dos malfeitores? Dias antes o povo não estava clamando pelas ruas de Jerusalém “Bendito o que vem em Nome do Senhor”? O povo não se beneficiava dos milagres? O que aconteceu com o povo? Jesus era tão querido pela multidão... De repente aquelas mãos que o aplaudiam, transformaram-se em dedos acusadores e clamavam em alta voz: Crucifica-o! Crucifica-o! Meu Deus o que aconteceu com povo? Ele abraçava as crianças, levantava os paralíticos, ressuscitava mortos... O que deu errado? O que o levou para a cruz?
Minha linha de pensamento me faz realmente pensar que Jesus foi condenado por crimes que não cometeu. Mas por que levá-lo para a cruz? Por que não o colocaram numa penitenciária de segurança média, ou até mesmo num Instituto Penal Agrícola, pois curar pessoas não me parece criminoso. Ressuscitar mortos vítimas de doenças e trazê-los de volta curados, não me parece ser um atentado contra a segurança nacional. Libertar corações de prisões emocionais não me parece um estupro. Por que então mandá-Lo para a cruz? A morte de cruz seria o mesmo que “cadeira elétrica” “injeção letal” “câmara de gás” “corredor da morte”. Qualquer pessoa pode vasculhar as sentenças dos condenados e ver que a maioria deles (digo maioria porque o sistema judiciário de qualquer país é falho) realmente teve culpa, ou seja, foi por merecimento.
Mas, voltando para a cruz... Por que mandar Jesus para a cruz? Fico imaginando o diálogo entre os juízes, a suprema corte, os sacerdotes. Todos achando que estavam decidindo o futuro de um homem e mal sabiam que estavam apenas contribuindo para o futuro de uma existência inteira! Glória a Deus pelos juízes injustos, pelos sacerdotes sem misericórdia, pelos governadores corruptos! Se eles não tivessem se reunido, Jesus não teria ido para a cruz e se Jesus não estivesse ido para a cruz, eu não estaria me alegrando da salvação da minha alma! Dê um glória a Deus por aqueles que te levam para a cruz!
Após analisar a cruz como um pesadelo, quero agora analisá-la como uma benção!
Jesus ficou na cruz do meio! Ficar na cruz do meio poderia significar um pecado maior! Ficar na cruz do meio poderia significar que aquele “malfeitor” merecia ser exposto à humilhação para que todos vissem o que aconteceria com alguém que fosse contrário ao sistema político e religioso daquele lugar!
Mas o que me chama a atenção, não é a cruz do meio. E sim as cruzes da direita e esquerda!
Quem eram os malfeitores que estavam sendo crucificados naquele dia? Que crime cometeram? Eram eles piores do que Barrabás? A Bíblia diz que Barrabás era “um preso conhecido” Temos hoje presos conhecidos... Fernandinho Beira-Mar e outros...
Percebi aí mais um erro do judiciário local: Soltaram um preso considerado “importante” e crucificaram dois “ladrões” de galinhas! Humm então não cometeram somente uma injustiça naquele dia e sim 4! Soltaram Barrabás, crucificaram dois ladrões sem importância numa pena máxima e ainda crucificaram a Jesus que não tinha nada a ver com a sujeira!
Quero falar sobre os ladrões que estavam ao lado de Jesus!
A Bíblia não relata quem era o preso da direita e  nem o da esquerda, tampouco diz quais foram os seus crimes, mas eles estavam lá!
O motivo de escárnio (Jesus) ficava no meio. As pessoas passavam, meneavam a cabeça, zombavam, escarneciam dele. Para piorar ainda mais a situação, os insultos vinham de um lado da cruz também! Tinha um escarnecedor pendurado! Ah meu Deus! Um zombador pendurado ao lado de Jesus. Isso parecia estar agravando a situação de humilhação, pois cada vez que um falava, zombava e escarnecia, Jesus dizia: Pai perdoa-lhes! Não sabem o que estão dizendo! Creio que esse apelo de Jesus em tom de desespero deveria ser porque Ele via o rosto do Pai completamente irado e sua decisão em destruir esses vermes que estão mexendo com o Filho Dele! O diabo por sua vez não estava entendendo nada! O plano parecia perfeito! Bom, vou colocar dois malfeitores ao lado dele e ele receberá insultos de baixo e dos lados. Hum... Algo deu errado de novo! Um dos malfeitores blasfemava. A blasfêmia bem sabemos que é algo além de um insulto. Não me atrevo nem a pensar no que aquele malfeitor estava dizendo, mas ele pedia algo que era impossível: Salva-te a ti e a nós! Meu Deus! Quanta ignorância! Ele nem fazia idéia de quem era aquele que estava ali. Ele me pareceu ser uma “Maria vai com as outras”! Quantas “marias vão com as outras” temos dentro da igreja! Ele estava blasfemando a partir do que estava ouvindo! Quanta gente começa a falar mal de você por causa do “zum zum zum” que ouviu a seu respeito! Bem, já sabe de que lado da cruz você está? Salva-te a ti e a nós... Será que aquele infeliz condenado estava preocupado com a libertação de Jesus? Não! Ele nem sabia e satanás também não sabia que aquele pedido não traria salvação! O diabo pensava que Jesus poderia sim ter tomado uma atitude drástica com relação à situação, mas não o fez. Aquilo intrigava satanás. Quero dizer para você que todas as vezes em que você fica em silêncio diante de uma investida, assusta satanás, pois ele nunca sabe o que você está pensando! Aquele infeliz condenado estava sendo usado para descobrir os planos de Jesus! Quantos vivem nas igrejas falando mal um dos outros, blasfemando e buscando “salvação” como aquele condenado, mas de forma errada! De que lado da cruz você está?
Bem, falando sobre lado da cruz, preciso falar sobre o outro condenado: Quando ouviu as blasfêmias do colega, repreendeu-o dizendo: Ei você nem ao menos teme a Deus estando na mesma condenação? Note que ele não dizia da condenação do suposto crime ou pecado de Jesus e sim da situação em que se encontrava! Aquele feliz condenado não sabia o que Jesus havia feito, mas assim com o outro, ouviu todo o “zum zum zum” da mesma forma, porém conseguiu fazer uma avaliação importante: Nós estamos aqui porque merecemos e com justiça! Humm me faz então voltar atrás no meu julgamento que fiz sobre a justiça local! Esse feliz condenado era réu confesso! Ele disse: Nós merecemos estar aqui e com justiça! Mas este homem NÃO FEZ NADA! Este homem está sendo injustiçado e você não teme a Deus? Esse feliz condenado me pareceu ter uma coisa que Deus ama: CORAÇÃO QUEBRANTADO! Ele tinha o lugar perfeito para Deus morar! Mas e os erros dele? E os pecados dele?
Vamos analisar:
Estamos aqui porque merecemos! Engraçado que ouço completamente o oposto dentro das igrejas. O que ouço é: “Não mereço passar por isso!” “Onde está Deus?” “Porque me deixou cair nessa?” Ouvindo tais pessoas, consigo saber de qual lado da cruz está vindo! Está vindo do lado da arrogância, pessoas que não tem nenhum escrúpulo e ainda se acha na condição de não sofrer punição! Aquele bandido ouviu o Zum zum zum e aproveitou o “ouvi dizer” e blasfemou! Ahhh quanta maria vai com as outras dentro das igrejas.
Ainda bem que tinha o outro lado! Eu mereço estar aqui, sou pecador, cometi um erro, mas temo a Deus. Senhor lembra-te de mim!!! Ahhh que coisa maravilhosa! Esse condenado de repente sabia quem era Jesus!!! Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino!!! Note que visão! Não era a visão cega dos Judeus e nem a dos Romanos que colocaram acima da cabeça de Jesus a inscrição “Rei dos Judeus”. Meu Deus! Aquele feliz condenado sabia que o Reino de Jesus não era aqui! Ele não deu ouvidos a ninguém! Ele ouviu a voz do seu coração! Ele parecia sentir que mesmo estando ali na “mesma condenação”, tratava-se de um equívoco! Estavam crucificando um Rei de Verdade! Ele olhou para Jesus e disse: Não esqueça de mim quando entrares no Teu Reino! Que palavra poderosa! Ele nem quis saber da chacota que fizeram e os Judeus engoliram isso muito bem pois “permitiram” crucificar o “rei” deles. Nenhum sacerdote entrou com ação por danos morais contra Roma! Sabe por que tudo isso? Porque nem faziam idéia do que estava acontecendo!
Mas um condenado! Um condenado conseguiu enxergar que tinha algo acontecendo ali. Alguém estava sendo injustiçado! Aquele condenado feliz não pediu para o Senhor tirá-lo dali! Preste atenção nisso! A motivação do coração dele o levava a crer que existia algo melhor do que descer da cruz vivo! Ele sabia que aquele Rei tinha um trono! E a resposta veio que imediatamente: HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO! Aleluia!!! O meu rei mora no Paraíso!!! Quem aqui não gostaria de estar no Paraíso hoje? Claro que muitos escolheram paraísos diferentes. Tem crente que escolheu o paraíso da fofoca, o paraíso da mentira, os políticos escolhem os paraísos fiscais e etc.
Mas aquele condenado pediu para ser lembrado! Ele nem pediu para ser levado. Mas para ser lembrado! De que lado da cruz você está hein?
Você está ou de um lado ou de outro! Se não estivem num desses lados, então deve estar lá embaixo junto com os fariseus, os sacerdotes e soldados, escarnecendo do Senhor com sua vida medíocre e nojenta! Não consegue aceitar seus próprios erros! Consegue ver os pecados de todo o mundo, mas os seus estão encobertos de lama e corrupção!
Me fale agora: DE QUE LADO DA CRUZ VOCÊ ESTÁ FARISEU!?
Você consegue ser uma pessoa politicamente correta, com princípios, mas NÃO TEM OS PRINCÍPIOS DE DEUS! Ele habita no coração quebrantado! Sabe o que isso significa?
Você conseguiu se posicionar agora? Você pode ainda sair da cruz e ESTAR com  Senhor no Paraíso!


DE QUAL LADO DA CRUZ VOCÊ ESTÁ?