segunda-feira, 14 de novembro de 2011

(Romanos 7 e 8) Nada nos separa do amor de Deus!

NADA NOS SEPARA DO AMOR DE DEUS!
(Reflexão Romanos 7 e 8)


A luta contra o pecado.

Como já sabemos somos seres pecadores e o pecado faz parte da natureza humana, pois TODOS PECARAM.

A partir do dia que nascemos de novo temos que lutar diariamente contra o pecado, porque o mesmo está a todo momento nos atormentando.

“Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim” Romanos 7:18-20.

Somos carnais e a carne é o nosso lado humano que nos faz pecar. Isso mostra que não somos santos. Se não fosse a graça de Deus estaríamos padecendo. Paulo declara e descreve aquilo que realmente somos se não fosse Jesus em nossas vidas:


“Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?” Romanos 7:24.

Realmente não somos nada sem o amor de Cristo. Logo após Paulo mesmo responde: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor” Romanos 7:25.


A vida pelo Espírito

Mas apesar de sermos miseráveis. Não há mais condenação para nós, os que aceitamos a Jesus como Senhor e salvador de nossas vidas, “porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:2.

Estamos libertos. Não estamos mais sob o domínio da carne porque o Espírito habita em nós.

Meu irmão. Paulo nos convida a não vivermos mais segundo a carne e sim pelo Espírito, pois a carne gera morte, mas o Espírito gera a vida. Deixe ser guiado pelo Espírito Santo.

“porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” Romanos 8:14.


A glória futura

“Se somos filhos de Deus, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória” Romanos 8:17.

Paulo fala que os sofrimentos que passamos não se compara com a glória que há de vir.

Devemos ficar felizes. A promessa foi lançada, é só tomarmos posse. Acredite que sofrer é necessário. Jesus sofreu. Nós também temos que sofrer, porém há de chegar a nossa glória.

Somos fracos sim. Mas o Espírito de Deus nos fortalece em nossa fraqueza: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós como gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26.

Por isso, meu irmão, saiba que você não está sozinho nessa. Você é mais que vencedor!


Mais que vencedores.

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Romanos 8:28.

Será muito mais fácil quando acreditarmos verdadeiramente nesse versículo. Deus sabe de todas as coisas. Ele age para aqueles que Nele esperam e confiam.

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós quem será contra nós?” Romanos 8:31.

Ora, Deus é conosco, por isso nenhum mal pode nos acontecer sem a sua permissão. O pecado que temos que lutar contra todos os dias não pode nos derrubar. Nada. Absolutamente nada! Pois nosso Deus é maior.

“Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Romanos 8:37.

Somos mais que vencedores. Não tenha medo, no final a glória vem em grandes porções, pois nada nos separa desse amor.

“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”
Romanos 8:38-39.

Guarde isso no teu coração: NADA ME SEPARA DO AMOR DE DEUS!