segunda-feira, 30 de abril de 2012



TEMA: O CEGO DE JERICÓ
Marcos 10:46
Como é bom poder acordar de manhã, abrir os olhos, lavar o rosto e ver o nosso rosto lindo no espelho, é bom a gente acordar e ver as pessoas que amamos ao nosso lado, os nossos amigos e entes queridos. É tão bom quando assistimos uma programação de TV de nossa preferência, ou um filme favorito, é tão gostoso num dia de chuva olhar os relâmpagos no céu, e quando acaba a chuva e os relâmpagos, a gente vê o símbolo da aliança que Deus fez com Noé, as cores do Arco – Íris e aprecia – lo, enfim é muito bom a gente poder enxergar as coisas que estão diante dos nossos olhos, a natureza, os carros passando, as vezes a gente ouve um barulho de um avião no céu e corre logo para ver onde está o avião, e a gente enxerga ele quase que minúsculo no meio das nuvens do céu, realmente enxergar é algo muito bom, poder ver é algo realmente maravilhoso. Mas e para uma pessoa que é cega, daria para explicar as cores de uma borboleta colorida?  ou as cores nebulosas de um dia de chuva? É muito difícil assim também é para as coisas espirituais, a bíblia nos ensina que: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."  (I Coríntios 2 : 14).
E o cego de Jericó ele não podia ver, mas quando teve um encontro com o oculista Jesus Cristo, ele foi sarado, e teve a sua visão perfeita.
Assim como o cego de Jericó existem muitas pessoas dentro da igreja, parado a beira do caminho, mendigando, sem visão, sem escapatória e sem chance de sobrevivência, mas através desta mensagem, Deus vai te dar visão, para ver além do que é natural aos olhos. 
VOCÊ TEM VISÃO DE DEUS?
Vamos ver a situação real do cego de Jericó.
Um Cego no Meio da Multidão
Versos 46 e 47.
A história nos conta que Jesus estava caminhando, indo para a cidade de Jericó, Jericó era uma cidade que vivia um momento crítico, em Jericó não havia as melhores escolas como Jerusalém, lá também não havia os melhores ungüentos e os melhores bálsamos como em Gileade, Jericó estava em uma situação de miséria, mas Jesus tinha de passar por ali.
E quando Jesus passa num lugar, é sinal de que a história vai ser marcada naquele local, é sinal de que vai ter mudança de vida, é sinal de bênçãos de Deus sobre pessoas, sendo assim não é diferente nos dias de hoje.
Jesus vai caminhando e a multidão vai junto, porém no meio da multidão tinha um cego, a bíblia não declara a idade correta deste homem, diz apenas que ele era Bartimeu, filho de Timeu, porém Bartimeu é o cego mais comentado da bíblia sagrada.
Agora este Bartimeu, estava parado a beira do caminho mendigando.
Você já se sentiu no meio da multidão e não sendo visto por ninguém?
Já se sentiu cego espiritualmente?
Hoje o oculista Jesus Cristo tem plantão neste lugar, e ele vai curar a sua cegueira e você vai ver além do que tem visto até hoje, você vai enxergar aquilo que Deus tem preparado par você porque a bíblia nos ensina que: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam."  (I Coríntios 2 : 9).
Pois bem, Bartimeu que era filho de Timeu, estava assentado à Beira do Caminho de Jericó mendigando as esmolas da multidão que passava, em situação de total miséria, mas quando ele ouviu que Jesus iria passar por ali, então ele começou a clamar ao nome de Jesus, ele não via Jesus, mas ouvia falar da fama que o mestre trazia com sigo, ele sabia que por onde Jesus passava alguma coisa acontecia, agora Bartimeu deixa de ouvir tão somente ouvir falar de Jesus mas quer conhecer a Jesus realmente como Ele é, assim dessa forma, Deus quer fazer com você, Deus não quer que você saiba dos fatos dele de longe, mas Deus te chama para estar com ele e ser personagem principal da história, Deus te chama para deixar de ouvir falar do nome dele mas ser alguém que anda com ele e que tem vida com ele.
No meio da Adversidade Clame mais Alto.
Verso 48
É normal no meio de uma multidão alguém se sentir incomodado, e naquela época não era diferente, o cego começou a clamar em alta voz o nome do senhor, dizendo: Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim, então começaram a pedir para que se calasse, mas ele clamava cada vez mais alto, sendo assim, no meio das adversidades da vida, faça como Bartimeu, não cesse de clamar, no meio das dificuldades, faça como Bartimeu não deixe de pedir socorro do mestre, no meio da cegueira espiritual, faça como Bartimeu Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim.
A gente nota que a bíblia nos mostra na parte a do versículo 48 nos diz que: “muitos o repreendiam”, a bíblia não diz todos, diz muitos, sendo assim a gente percebe que os demais nem ligava para a situação do cego, é sempre assim, muitas vezes ninguém se preocupa com nossos problemas e nossas dificuldades, mas em Jericó foi diferente, existia naquela época um homem chamado Jesus, filho de José o carpinteiro, que se movia de íntima compaixão com os pobres, mas não foi só naquela época que ele operava milagres, eu tenho uma boa nova pra te dizer, ele ressuscitou e hoje ele quer que você clame a ele, porque hoje ele vai te chamar.
Jesus está te chamando.
Verso 49
Tudo em nossa vida acontece por uma ação nossa, há quem diga que uma ação gera uma reação, muitas das vezes tomamos atitudes desesperadas, tomamos decisões sem pensar e isto nos acarreta alguns problemas, mas existem momentos em que precisamos tomar uma decisão, uma atitude diferente, uma posição sobre algumas situações das nossas vidas.
Assim foi com Bartimeu, a atitude dele chamar a atenção do mestre desesperadamente, chamou a atenção de Jesus, hoje não é diferente, chame a atenção de Jesus, pois ele está no meio da multidão e quer ouvir sua voz.
Você já chamou a atenção do mestre hoje?     
Como fazer para chamar a atenção do mestre?
Um coração quebrantado, move o coração de Deus, a adoração move o coração de Deus.
Salmos 24:4 diz que 4  Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Pra mover a mão de Deus, não adianta amuleto da sorte, pé de coelho dentro da bolsa, trevo de quatro folhas dentro da carteira, toalha do Bispo, paletó do pastor, nada disso move as mãos e o coração de somente quem é limpo de mãos e puro de coração, pra chamar a atenção do mestre é necessário um coração quebrantado diante de Deus.
Agora todos os que os repreendiam para que se calassem foram os mesmo que chegaram para entregar a mensagem que o mestre estava chamando ele, sabe aquelas pessoas que te oprimem? , as pessoas que dizem que o teu ministério vai ficar apagado?, aquelas que dizem que seu esposo ou esposa não tem jeito?, que o teu filho não vai sair das drogas?, então elas mesmas vão vir e vão te trazer as boas novas, e te dizer que o socorro chegou até você!!!
Deixe a Capa e vai ter com Jesus
Verso 50
Naquela época, os cegos e mendigos usavam uma capa ou túnica que servia para identificar a cada um deles, aquela capa representava sinal de miséria, sinal de derrota, hoje esta capa pode representar o teu passado, que muitas vezes você deixa ele te condenar, ou até quem sabe você fica dizendo em seu coração, “eu pregava, eu cantava, eu profetizava e não profetizo mais”, a capa também pode representar algo que pode impedir você de se aproximar de Deus, mas hoje faça como Bartimeu, jogue a capa fora, da incredulidade, da mentira, a capa da língua grande e vai ter com Jesus.
Um Pedido de Cego  
Verso 51
Você acha sente vergonha de não ver as coisas de Deus?
Você acha vergonhoso dizer que está cego espiritualmente?
Amados vergonha é não ver o sobrenatural de Deus, vergonha é não enxergar aquilo que está diante dos nossos olhos.
Jesus perguntou para Bartimeu: “o que queres que eu te faça”, adivinha só o que Jesus está perguntando pra você?
Bartimeu não pediu riquezas, não pediu um iate, não pediu uma mansão no bairro do Morumbi em São Paulo, Bartimeu pediu pra ver, tão somente ele queria ver.
Conclusão - Deus quer que você tenha uma visão privilegiada, primeira cadeira do palco, Deus quer que você saia deste mundo que limita sua visão, de que as coisas não vão mudar, de que não tem mais jeito, Deus hoje amplia a sua visão e pelos olhos da fé você vai ver as maravilhas que Deus irá fazer na sua família e no seu dia a dia.










Na época em que Bartimeu, o cego, vivia, só existia um recurso para quem era cego: mendigar. E Bartimeu não fazia outra coisa:mendigava.
Ficava assentado às portas de Jericó e, de vez em quando gritava: “Bakshish! Bakshish“, que quer dizer 'esmola, esmola'. E passavam muitas pessoas por ali conversando e fazendo barulho, o que fazia Bartimeu gritar ainda mais alto: esmola, esmola.
Um dia ouviu falar do Messias prometido, que fazia milagres. Que um dia estivera em um casamento e transformara a água em vinho. Ele curava doentes, aleijados, surdos e...cegos.
Bartimeu ficou esperançoso de que esse Jesus passasse por Jericó e ele teria oportunidade de chegar perto do Mestre.
Certo dia, estando a pedir esmolas no lugar de costume, ouviu que Jesus em breve passaria por ali. Quando percebeu, pelo barulho, a aproximação de Jesus, gritou freneticamente: Jesus, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim!.
Pretenderam fazê-lo calar-se, mas não conseguiram, e ele continuava gritando. De repente, Jesus o mandou aproximar-se. Ajudado por algumas pessoas, chegou perto do Mestre.
O que você quer que eu faça?
— Que eu veja, respondeu Bartimeu.
E Jesus lhe disse: Pode ir embora, a sua fé o salvou.
Imediatamente seus olhos se abriram e ele começou a enxergar, e dava glórias a Deus.